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CAN2024: Moçambique, será desta vez? há 1 dia — Apenas um ponto separa a seleção moçambicana de futebol da qualificação para o CAN da Costa do Marfim em 2024. Um empate diante do Benim é
O levante, organizado pelos africanos muçulmanos, tinha como objetivo o fim da imposição do catolicismo, a libertação dos escravos e a tomada do poder político da província. O governo de Salvador respondeu aos rebeldes com atos duríssimos, e os proprietários baianos de escravos passaram a temer a “índole rebelde” dos cativos oriundos da Costa da Mina. Fora isso, a queda contínua do preço do açúcar no mercado internacional, a partir de 1830, levava os senhores de engenho a buscar novas formas de enfrentar a crise. Com a Revolta dos Malês, a solução encontrada foi vender, em grande quantidade, seus escravos para a Corte carioca. Os negros libertos da Bahia também sentiram a crise econômica e o forte aumento da repressão contra os africanos.
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O termo nagô, aliás, é igualmente bastante genérico, pois inclui nações com grande diversidade linguística (e muitas vezes inimigas na África), embora a maioria partilhasse de uma cultura similar e de uma religiosidade islamizada. O grande êxodo desses africanos para o Rio de Janeiro – em ritmo jamais visto antes na história – começou com a Revolta dos Malês, que sacudiu a Bahia em 1835.
A produção de festas culturais já era tradicional entre os negros baianos. Em Salvador – e também no Rio, embora em escala menor – grande parte dos cativos se organizava em irmandades cristãs, que constituíam verdadeiros espaços de barganha entre escravos e senhores. De um lado, os escravocratas amenizavam o senso de revolta dos africanos, permitindo que eles adorassem os santos católicos e usufruíssem de certa liberdade nos momentos em que se dedicavam ao culto e ao trabalho na instituição. De outro, os negros aproveitavam o espaço para construírem laços de solidariedade e praticarem suas tradições culturais nos dias de celebração do calendário religioso de seus senhores.
Calendário - Moçambiquesetembro, 2023DATAJogoHORACAMPEONATOTVsáb., 9 set. MoçambiquevBenin09:00Eliminatórias - Copa Africananovembro, 2023DATAJogoHORACAMPEONATOTVseg., 13 nov. BotswanavMoçambiqueA definirEliminatórias - CAFseg., 20 nov. MoçambiquevArgéliaA definirEliminatórias - CAFjunho, 2024DATAJogoHORACAMPEONATOTVseg., 3 jun. MoçambiquevSomaliaA definirEliminatórias - CAFseg., 10 jun. GuineavMoçambiqueA definirEliminatórias - CAFmarço, 2025DATAJogoHORACAMPEONATOTVseg., 17 mar. MoçambiquevUgandaA definirEliminatórias - CAFseg., 24 mar.
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Uma vez no Rio, tornaram-se quitandeiras, muito embora a função não fosse de total exclusividade delas. A chegada massiva dos negros baianos, no Rio, impactou o panorama étnico e cultural carioca. Logo eles se articularam em uma comunidade no entorno do cais do porto, nas ruas e ladeiras vizinhas à Pedra do Sal, onde o aluguel era mais barato e os homens podiam ser empregados como estivadores. Lá, moravam em velhos e deteriorados casarões coloniais – muitas vezes abandonados –, que passaram a ser chamados de zungus. Estes se diferenciavam dos cortiços – onde cada família morava em um cômodo distinto – pelo aspecto coletivo, tribal e comunitário.
Candomblé, samba e carnaval A primeira casa de candomblé do Rio, que se tem notícia, foi a de Bamboxê, fundada por um africano que veio da Bahia, em meados do século XIX, e retornou para a África logo após a Abolição da Escravidão. Mas o candomblé tido como o seminal da cidade é a casa do nagô João Alabá, que ficava no caminho entre a zona portuária e a Cidade Nova e cujas filhas de santo tiveram papel crucial na articulação e no desenvolvimento da cultura negra carioca. Entre as tantas filhas de santo que fizeram história na cidade, podemos citar tia Amélia, mãe do violonista e compositor Donga, que gravou Pelo Telefone, tido como o marco inicial do samba no Brasil; tia Bebiana, que, na década de 1880, organizou a concentração dos desfiles dos ranchos e pastoris no antigo Largo de São Domingo, em frente ao Cemitério dos Escravos (onde fica, hoje, a esquina das avenidas Passos e Presidente Vargas); e a memorável tia Ciata, a líder negra cuja residência, na Praça Onze, se tornou o centro de convergência da cultura popular do Rio pós-abolicionista, e a partir de onde os ranchos dos afrodescendentes passaram a desfilar.
Muitos voltaram para seus países – dando início ao fenômeno dos escravos retornados – e tantos outros migraram para a capital do Império. A maioria dos alforriados baianos que vieram para o Rio de Janeiro, segundo o historiador Carlos Eugênio Líbano Soares, era composta por negras comerciantes, cuja vocação para as vendas tinha origem nas redes comerciais estabelecidas na África. Paramentadas com seus turbantes islâmicos e panos da Costa atravessados no ombro, elas já eram, na época, personagens típicas das ruas de Salvador.
Jogos de hoje - 09/09/2023 Mauritânia · Mauritânia · 17:00 · Gabão. Grupo K, Marrocos · Marrocos · 20:00 · Libéria. Grupo L, Moçambique · Moçambique · 14:00 ·
A influência dos nagôs na cultura cariocaO samba é um dos maiores símbolos culturais do Brasil. Os estudiosos do gênero musical dizem que suas raízes ancestrais advêm dos povos bantos do Congo e de Angola, traficados em grande escala não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o país durante o período colonial. A história desse ritmo musical tão vinculado à identidade brasileira seria, provavelmente, muito diferente se os africanos de origem nagô – vindos da Costa da Mina, região onde Gana, Togo, Benim e Nigéria estão hoje localizados – não tivessem chegado, em massa, em terras cariocas, durante o Império e os primórdios da República.
QUALIFICAÇÃO CAN-2023 : BENIN 0-1 MOÇAMBIQUE 2:37A selecção nacional de futebol, Mambas, conseguiu uma preciosa vitória diante do Benin por uma bola sem concorrência, em jogo a contar para ...YouTube · Lance.co. mz ·
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É verdade que já havia nagôs no Rio desde o século XVIII, embora em quantidade infinitamente menor que os bantos. O principal destino deles sempre foi o porto de Salvador e demais localidades do Nordeste. Mas, com o crescimento da demanda por mão de obra para explorar o ouro de Minas Gerais, alguns navios vindos da Costa da Mina passaram a atracar em território fluminense. Os nagôs, também chamados genericamente de sudaneses, eram oriundos de várias etnias, entre elas os jejes, iorubás, haussás, mahis e mandingas.
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